Sobre as manifestações ocorridas e em processo por todo o Brasil nesse efervescente ano de 2013

O povo acordou? Manifestações e mais manifestações se seguem, por todo o Brasil, numa escalada e numa mobilização que assustam a mídia e empolgam os jovens. Todos querem participar, todos querem protestar e cobrar uma mentalidade mais justa por parte dos políticos brasileiros. Todos querem cobrar que os interesses coletivos sejam finalmente postos acima dos interesses individuais; que o humano seja priorizado acima do econômico, do financeiro; e que o estado cumpra seu papel de equalizador das diferenças sociais a um nível aceitável e mais justo.

Sem dúvida, as redes sociais tem um papel de fundamental importância sobre os últimos acontecimentos, pois a mesma age aglutinando pessoas de mentalidades, de anseios iguais ou semelhantes rumo a um denominador comum. Pessoas que poderiam ter dificuldade em expor suas insatisfações a respeito de assuntos diversos tem agora, através da internet, acesso a um amplo espectro de possibilidades, pois com a rede é possível expor suas idéias de diferentes formas, através de imagens (tumblr), textos (twitter), vídeos (youtube) ou todos estes (facebook). Sendo assim, a voz do povo foi elevada a um alto grau de exposição, de maneira inédita em toda história, e os rumos disso estão sendo escritos neste exato momento. Hoje, analistas políticos tem se debruçado em análises dos rumos possíveis das manifestações, surpresos com a adesão popular que estas tem conquistado.

Entretanto, é de mister importância a definição de pautas de negociação, de reivindicações a serem feitas e levantadas, a fim de que se possa avaliar o alcance objetivo das manifestações. Em seu alcance subjetivo, estas já podem se considerar vitoriosas, por terem despertado em toda uma nação a consciência da força do povo e da necessidade da participação deste nos rumos tomados pelo país. Entretanto, é preciso listar metas objetivas a serem almejadas: redução de passagens? retirada de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos? punição aos responsáveis pelos gastos excessivos com a construção de estádios? destituição de Renan Calheiros da presidência da Câmara? arquivamento da PEC 37? fim do voto obrigatório?

Enfim, quais as metas dos manifestantes? quando as manifestações irão parar? Apenas quando as reivindicações forem atendidas? e se não forem, que fazer?

São pontos a serem analisados pelos líderes dos movimentos, por aqueles que tem voz perante a massa e podem influenciar seus rumos. De qualquer forma, parabéns aos manifestantes por demonstrarem tanta força em um momento tão delicado. É importante ressaltar a necessidade de profunda análise por parte de todos, participantes ou não dos movimentos, mas todos, brasileiros que são, os quais de alguma forma são e serão sempre os maiores ameaçados pelos rumos tomados pela elite política brasileira. Mundialmente, os acontecimentos recentes servem para desmistificar ao mundo a visão preponderante de que no Brasil apenas futebol e carnaval interessam, e que o povo brasileiro tem sim consciência de sua força política, modificadora de rumos e de sua capacidade de escrever sua própria história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s